Logo que descobri que sou intolerante ao glúten, umas primeiras coisas que me perguntei era se a doença celíaca dificulta a gravidez. Muita coisa agora faz sentido, e uma delas foi todo o meu sofrimento nos dois meses em que estive gravida, e principalmente a questão do aborto espontâneo que sofri. 

Como eu não sabia da minha condição, consumia pão, torradas e bolachas indiscriminadamente, e nunca associei que o mal estar que sentia podia ser algo além de uma má digestão. Sem falar que desde que me lembro por gente tenho anemia, mesmo comendo alimentos ricos em ferro, mesmo tomando suplementos multivitamínicos ou mesmo o suplemento de ferro, nada fazia efeito e até já havia me acostumado com o sono, fadiga e outros sintomas da anemia.

Agora fico imaginando que meu bebê com certeza não recebia os nutrientes necessários para se desenvolver, já que eu não tinha nem para mim mesma!

Doença celíaca dificulta a gravidez

Afinal, a doença celíaca dificulta a gravidez?

Apesar de ainda não ser totalmente comprovado que a doença celíaca dificulta a gravidez, a relação entre doença celíaca não tratada e infertilidade feminina é bastante perceptível. Diversos estudos apontam para uma redução da fertilidade em mulheres celíacas que não seguem uma dieta isenta de glúten, sendo que a prevalência da doença celíaca em mulheres com infertilidade ou subfertilidade inexplicada é de até 8%.
Em dezembro de 2010, foi publicado um artigo na Revista Fertility and Sterility, que relatava um caso de infertilidade relacionada à doença celíaca. Nesse caso, uma paciente indiana de 30 anos, que não possuía nenhuma outra doença sistêmica ou distúrbio que justificasse sua infertilidade, teve o diagnóstico de doença celíaca e, após oito meses de tratamento para tal doença, com uma dieta livre de glúten, a paciente engravidou.
No entanto, vale salientar: a intolerância não diagnosticada e não tratada é que representa uma ameaça para as mulheres celíacas que pretendem engravidar ou já estão gravidas. Isso porque a má absorção de nutrientes causa anemia, carência de ferro e ácido fólico, dentre outras carências nutricionais, e como consequência, aumenta o risco de malformações e problemas de desenvolvimento do bebê.
Além disso, um estudo realizado pelos investigadores do Policlínico Gemelli, na Itália, e publicado recentemente no American Journal of Gastroenterology, salienta que as mulheres celíacas que não seguem uma dieta com ausência de glúten correm um risco triplicado de sofrer aborto espontâneo durante as primeiras semanas de gravidez. 
Além do risco de aborto, a doença celíaca não tratada devidamente tem sido associada a parto prematuro e baixo peso de bebê ao nascer. Portanto, se você está pensando em engravidar, tenha certeza de não possuir essa condição, o ideal seria realizar os exames para descartar totalmente a possibilidade de possuir a doença celíaca.

Abraços,


Deixe um comentário