Sintomas de gravidez antes do atraso
Muitas tentantes, e inclusive eu quando era uma, ficam loucas achando que já estão grávidas logo após o período fértil

Ficamos ansiosas e criamos mil e uma expectativas, já vamos pensando em como vamos contar para familia, como vai ser o enxoval e por aí a fora. Isso quando não fazemos quinhentos testes de farmácia e lá se vai nosso dinheirinho! E de repente, a menstruação aparece e nosso mundo se quebra em mil pedaços...

Nesse post eu procuro esclarecer o que são esses sintomas que tanto nos enganam...


Existe sintoma de gravidez antes do atraso menstrual?

Dificilmente, mas não é impossível. Depende de cada mulher, principalmente da duração do ciclo. Após o período fértil, o hormônio progesterona se eleva para manter o endométrio (a parede do útero) espesso o suficiente para uma possível implantação do embrião. Esse hormônio é responsável pelos famosos sintomas após a ovulação, como sensibilidade nos seios, dor de cabeça, irritabilidade, e é produzido em todos os ciclos, independentemente se houve fecundação ou não.

Portanto, sentir esses sintomas após o período fértil não é um indicativo certeiro de que a mulher está gravida, a não ser que a menstruação não venha e esses sintomas continuem e se intensifiquem.


Nidação


A fixação do embrião no endométrio chama-se nidação, e pode ocorrer entre 4 e 15 dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. A nidação pode provocar cólicas, fisgadas e um leve sangramento rosado ou um corrimento cor de caramelo. Ou seja, se você sentir cólicas, fisgadas e perceber algum sangramento antes do dia previsto para sua menstruação, provavelmente você está gravida! 

Mas nem sempre é assim, muitas vezes a nidação ocorre depois do dia da menstruação, ou como foi no meu caso, exatamente no dia esperado. E muitas mulheres também não sentem sintoma algum e nem percebem qualquer sangramento ou corrimento anormal.


Conclusão


Você pode sentir sintomas típicos de gravidez antes do atraso, mas não crie expectativas! Mesmo se você não estiver gravida seu corpo vai produzir progesterona e você vai sentir muitos sintomas e sinais, e conforme se aproxima a data da menstruação, os sintomas da famosa TPM também se confundem com sintomas de gravidez. 

A única coisa certa é se você sentir esses sintomas e no dia esperado a menstruação não aparecer, ou vier apenas um corrimento rosado e já parar (pode ser a nidação, comigo aconteceu no mesmo dia em que viria a menstruação, mas foi só um corrimento rosado no papel e nada mais). 

Num próximo post eu explico mais sobre a nidação!

Deixe um comentário