Quando eu estava tentando engravidar, qualquer coisinha diferente que me acontecia eu já corria para a internet pesquisar se podia ser um sintoma de gravidez.... Também acompanhei vários fóruns como o BabyCenter e eFamily, e percebi que muitas tentante têm essa mesma mania (ou paranoia kkk).



Ontem eu entrei no BabyCenter e vi como realmente muitas tem as mesmas dúvidas, e se apegam a sinais, sintomas e serás, muitas vezes a menstruação vem mais vermelha, mais aguada, mais escura mais assim, mais assado e tudo a gente pensa que pode ser gravidez.... Mas gente, menstruação é menstruação! Não importa a cor, a consistência ou se veio um dia antes ou um dia depois, ou se você sempre sente cólica e dessa vez não sentiu... Tudo no nosso corpo muda constantemente, e não existe mulher 100% regular e que tenha exatamente os mesmos sintomas todos os meses, isso é ilusão!

Primeiros sintomas de gravidez

Agora que estou grávida, percebi como as coisas realmente funcionam, e foi justamente no mês que não tive paranoia que eu engravidei. Então, resolvi juntar neste post os 6 primeiros sintomas que eu tive, a fim de esclarecer as principais dúvidas de toda tentante!

1. Cólicas


Alguns dias depois do meu período fértil, comecei a sentir cólicas, mas eram diferentes das cólicas menstruais, pois eram bem leves e não eram constantes. Mas como eu expliquei neste post, cólicas logo após o período fértil não é um indicativo de gravidez, pois são causadas pela progesterona que está em alta para manter o endométrio espesso.


2. Fisgadas


Quando se aproximava o dia previsto para a menstruação descer, comecei a sentir dores como fisgadas na região do útero, nas laterais. Eram como se fossem um puxão, ou algo esticando ali dentro, e as vezes era no lado direito outras no lado esquerdo, e aconteciam mais quando eu fazia algum movimento brusco, ao me levantar ou esticar o corpo. E também notei que se intensificavam de noite!

3. Dor nos seios


Ao mesmo tempo, meus seios ficavam sensíveis e doloridos na região dos bicos. Mas isso é comum em qualquer ciclo, independentemente se houve fecundação ou não. Muitas mulheres sentem dor nos seios antes da menstruação aparecer, e nem todos os meses é igual, em alguns pode ser mais intenso em outros não... A dor nos seios só é indicativo de gravidez se continuar após o atraso.

4. Nidação


No dia em que deveria vir a menstruação, de manhã cedo fui ao banheiro e apareceu uma mancha rosa no papel, não foi como sangue nem aquela borra. Foi como se fosse um corrimento aguado e rosa clarinho, não sujou a calcinha e nem continuou nos dias seguintes. A nidação coincidiu com as fisgadas que já vinha sentido a alguns dias...

5. Ausência de menstruação


Esse é o sintoma mais óbvio, mas precisa ser dito. A menstruação não aparecendo na data prevista é um forte indicativo de gravidez, mas não é 100%. Muitas mulheres acham que porque seu ciclo é regular ele vai ser sempre certinho, mas isso é ilusão, nosso corpo não é certinho o tempo todo. Devido aos hormônios, estresse, alimentação e remédios a menstruação pode atrasar alguns dias sem que isso signifique gravidez.

No entanto, se a menstruação não aparecer em alguns dias, e os sintomas acima se intensificarem e nada de descer, já é bom fazer um teste de gravidez...


6. Dor de cabeça


Depois que tive o sangramento de nidação, comecei a desconfiar que poderia estar grávida, mas tentei não pensar muito nisso pois não queria criar expectativas e depois me frustrar... Nos dias seguintes comecei a ter muita dor de cabeça, mas era uma dor estranha, muito diferente da dor de enxaqueca ou daquele que dá atrás da cabeça... Era uma dor mais fraca, porém incomoda e constante.

Depois que confirmei a gravidez comecei a sentir outros sintomas, como enjoos, muito sono, fome e aumento dos seios, mas isso varia de mulher para mulher....

2 Comentários

  1. Olá! Tivemos relação no meu periodo fertil. Doze dias depois, desceu pequeno sangramento diferente da M. normal. Erá vermelho e às vezes mais escuro e era conscistente. Acho que estou...!!! Tenho 43... É o meu sonho!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu estava fazendo meu cabelo em pé quando eu senti uma aguazinha saindo de mim, n sei oque é porém tenho meu sonho de ser mãe. Minha menstruação ta atrasada há 2 dias estou com dor no peito sinto algumas fisgada estranha na barriga, quando eu estou cansada ou até mesmo as vezes normal sentada sinto umas cólicas leves e depois para. E depois novamente se repete estou em dúvida mais n quero perde a esperança de ficar grávida meu marido tem um sono de virar pai e sou uma tentante será que já pode ser um início de um feto está ocorrendo ou pode ser o começo disso tudo??

    ResponderExcluir