Já que é tudo novo essa história de doença celíaca, um pouco de informação nunca é demais, né nom? Então vou compartilhar com vocês as minhas descobertas, principalmente porque muitas mulheres que estão tentando engravidar podem ser celíacas sem saber.

Vamos começar pelo começo. Afinal, o que é esse tal de glúten?

O glúten é uma proteína presente em cereais como o trigo, centeio e cevada. Essa proteína é responsável pela elasticidade, resistência e maciez da massa. Além dessas propriedades, o glúten também ajuda no crescimento da massa, pois ao sovarmos, por exemplo, o pão, o glúten forma uma estrutura como uma rede, que prende o gás carbônico liberado pela fermentação, e assim a massa cresce.

O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio – mais precisamente no endosperma, a reserva nutritiva do embrião da planta.

Por que o glúten faz mal?

Estima-se que entre 1 a 2% da população mundial tenha intolerância ao glúten. Nessas pessoas o glúten não é digerido pelo organismo, causando uma reação imunológica contra essa proteína. 
Como consequência, temos uma inflamação crônica no intestino, o que com o tempo vai destruindo as vilosidades intestinais (estruturas responsáveis por absorver os nutrientes dos alimentos).

A má absorção dos nutrientes leva a quadros recorrentes de anemia por falta de ferro, fraqueza óssea e muscular, entre outras manifestações clinicas decorrentes da subnutrição, o que em casos mais graves pode levar até mesmo ao óbito.


Como o organismo do celíaco reage ao glúten


Veja nessa pequena animação como as vilosidades intestinais reagem à proteína no glúten:

Doença celíaca

Intolerância ao glúten ou Doença Celíaca?


Esses dois termos causam muita confusão, até mesmo estre os próprios pacientes. No caso da Doença celíaca, a pessoa tem uma reação autoimune, ou seja, o próprio organismo rejeita a substância e ataca o intestino, inflamando e destruindo suas paredes.

Já no caso da intolerância ao glúten não-celíaca, a pessoa não digere a proteína e tem os mesmos sintomas gastrointestinais, porém não tem o fator autoimune e crônica.


Neste caso, o glúten mal digerido gera gases, distensão abdominal, dores e diarreia, mas as vilosidades não são comprometidas e não há consequências ao sistema imune.
                                               Drª Mariane Rovedo, nutricionista consultora cientifica da Associação dos Celíacos do Paraná, Acelpar.


Quais são os sintomas da Doença celíaca?


Os sintomas da Doença celíaca são muito variáveis, depende do organismo de cada pessoa, porém os mais comum são:
  • Dor abdominal;
  • Diarreia crônica 
  • Prisão de ventre;
  • Anemia;
  • Falta de apetite;
  • Vômitos;
  • Emagrecimento / obesidade;
  • Atraso no crescimento;
  • Humor alterado: irritabilidade ou desânimo;
  • Distensão abdominal (barriga inchada);
  • Aftas de repetição;
  • Osteoporose / osteopenia.
Além desses, ainda é comum a anemia crônica e dermatite. 
Infelizmente, ainda não se conhece uma cura definitiva para a Doença celíaca, então o único tratamento é uma dieta totalmente isenta de glúten, para o resto da vida.


Fontes: Glúten Contém Informação Prodiet Fenalcebra

Deixe um comentário