Bom dia caras leitoras!  

Começamos muito bem esse mês de Setembro, não bastasse meu histórico de tragédias nesse ano de 2016, agora meu projeto bebê ganhou mais um obstáculo...

Mês passado fui ao gastro, fiz alguns exames e segunda agora, dia 29, ele me deu o diagnóstico de Doença Celíaca. 

Eu nunca desconfiei que fosse celíaca, mas agora que conheço a doença e os sintomas, vejo que sempre tive isso e lembro de vários momentos na infância e adolescência em que passei mal e hoje relaciono com o glúten na minha dieta.

Quando digo que ser celíaca é um obstáculo, eu me refiro a minha saúde como um todo. Quem tem DC não consegue digerir o glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio, causando uma inflamação nas paredes do intestino delgado, o que impede - ou dificulta, a absorção dos nutrientes dos alimentos. Ou seja, mesmo tendo uma dieta nutricionalmente equilibrada, boa parte desses nutrientes não são absorvidos pelo meu organismo, o que gera problemas como enxaqueca, fraqueza, anemia, e em casos extremos pode levar a subnutrição severa, câncer e até à morte. Se para uma pessoa normal isso tudo é um problema, imaginem então para quem está gravida? e tem que ter nutrientes suficientes para dois?

Cheguei em casa segunda à noite, e não tinha nada que eu pudesse comer. A geladeira e os armários estavam cheios, porém cheios de glúten. Tivemos que ir as pressas no mercado e fazer uma compra básica de coisas sem glúten, só para passar a semana. 

Ainda estou em adaptação, tive que lavar muito bem todos os talheres, louças, panelas, e as bolachas, pão, farinha de trigo e outras coisas que tinha no armário tive que jogar fora ou levei para minha mãe.... 

O que me levou a consultar o gastro foi uma azia que me acompanha nada menos que 24 horas por dia, 7 dias por semana. Há anos venho sofrendo com azia, desde de criança, mas não era assim tão frequente, então ia levando. Só que de uns meses para cá se intensificou de um jeito, que eu não estava mais conseguindo dormir direito. Eu colocava um almofada embaixo do travesseiro e dormia quase sentada, mas mesmo assim acordava no meio da noite com a garganta queimando...

E além da azia, nos últimos meses comecei a ter muita dor de estomago, não importa o que eu comesse, ou se não comesse, a dor vinha igual e só passava se ficasse deitada de barriga para baixo ou fosse ao banheiro.

Então eu pensei que isso não podia ser normal, os antiácidos já não faziam efeito algum, e não tinha como continuar desse jeito. Então marquei a consulta com o gastro. A principio, eu cheguei lá suspeitando que tivesse intolerância a lactose, falei todos os meus sintomas, e o médico pediu vários exames, até o teste de lactose e uma biopsia de duodeno.

Hoje já fazem quase 4 dias que estou sem glúten, ainda sinto dor de estômago, mas a azia reduziu bastante. Segundo o gastro, leva cerca de uma a dois meses para meu organismo se recuperar totalmente dos danos.

doença celíaca

Deixe um comentário