Como eu não estava exatamente tentando engravidar, eu não sabia da importância do ácido fólico na gravidez, somente agora, já com 5 semanas, fui começar a tomar a primeira cartela.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e tem participação na formação das proteínas e tecidos do corpo, e também na fabricação de hemoglobina (proteína contida nos glóbulos vermelhos do sangue e que transportam oxigênio pelo corpo). Está presente naturalmente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.

A deficiência de ácido fólico na alimentação da futura mamãe pode causar uma má-formação no tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga. Portanto, quem está tentando engravidar, é bom começar a tomar ácido fólico o quantos antes, sendo que o é ideal pelo menos 3 meses antes da gravidez. O ácido fólico não engorda e não tem efeitos colaterais, e é vendido baratinho nas farmácias ou distribuído gratuitamente em postos de saúde, podendo também estar presente em complexos multivitamínicos.

Ácido fólico na gravidez - Sua importância para o desenvolvimento do bebê

A importância do ácido fólico na gravidez


O ácido fólico ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, como a espinha bífida (quando a medula espinhal não se fecha por completo), e do cérebro, como a anencefalia. Os defeitos do tubo neural acontecem durante o estágio inicial de desenvolvimento, muitas vezes antes até que as mães saibam que estão grávidas.

O tubo neural é formado por uma dobra de tecido embrionário chamado ectoderma, que se fecha sobre si mesmo entre 21 e 28 dias após a concepção, época em que a maioria das mulheres nem desconfiam de que estão grávidas. Este processo faz com que os feixes nervosos fiquem protegidos dentro da coluna vertebral e dos ossos do crânio (Planeta Bebê).

Malformações provocadas pelo não fechamento do tubo neural


Quando a extremidade inferior do tubo neural não se fecha, ocorrem malformações na coluna vertebral, conhecidas como espinha bífida, meningocele ou meningo-mielocele, geralmente localizadas na região lombar e/ou sacral. Além da coluna, o defeito atinge também os músculos e a pele que recobre a coluna. O resultado é a exposição do conteúdo do canal medular ao líquido amniótico e lesões neurológicas em proporção elevada de casos. 

Quando a extremidade superior do tubo neural não se fecha, o feto apresenta malformações no cérebro e calota craniana. Estas malformações são conhecidas como anencefalia e encefalocele. A anencefalia pode ser definida como a ausência completa da calota craniana acima do nível dos olhos. 

Já a encefalocele é caracterizada por defeitos na formação óssea da calota craniana, por onde podem herniar a meninge, medula e até mesmo partes do cérebro.

Outras complicações causadas pela deficiência de ácido fólico na gravidez


Hidrocefalia: Doença que provoca um acúmulo de líquido no crânio e faz com que ele cresça com a pressão dos líquidos existentes.

Lábio Leporino: O lábio leporino é uma fissura pelo mau fechamento das partes da cabeça ainda na fase inicial da gestação. Os sulcos que temos entre a boca e nariz são o resultado desse encontro e cicatrizes naturais. Pessoas com lábio leporino não tem esse fechamento completo que podem causar fissuras superficiais e também mais severas como o palato do céu da boca.

Doenças Cardíacas: O ácido fólico durante a gravidez também previne má formações do coração e doenças cardíacas no bebê, como arritmia, sopro e outras doenças.

Além disso, o ácido fólico também reduz as chances de abortos espontâneos. A maioria das perdas são justamente pela má formação que torna o feto inviável para evoluir, então a natureza se encarrega de interromper a gestação. O ácido fólico é também responsável por ajudar na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA, assim como diminui o risco de pré eclampsia durante a gravidez.

Foi provado cientificamente que os bebês que vêm de uma gravidez com suporte de ácido fólico também são mais inteligentes, falam melhor e andam antes do que bebês que não tiveram esse suporte hormonal anteriormente a concepção.

Então, se você acabou de descobrir que está gravida, ou está pensando em engravidar, vá correndo a uma farmácia e comece a tomar o ácido fólico o quanto antes.


Um abraço,


Deixe um comentário