Olá meninas que estão tentando engravidar! Para nós tentantes um dos maiores tormentos é identificar os sintomas do período fértil, o mais importante momento do ciclo. Nas mulheres que possuem o ciclo regular de 28 dias, a ovulação ocorre cerca de 14 dias após o início do ciclo, sendo então período fértil uma janela de 3 dias antes e 3 dias depois, em que a mulher poderia ovular e possivelmente engravidar. Mas, como nem todas nós somos perfeitas, fica difícil fazer esse cálculo em ciclos irregulares, principalmente quando a duração dos ciclos muda todos os meses...

Assim, nossa única esperança é observar e conhecer o próprio corpo, percebendo os sinais e sintomas que indicam que o período fértil chegou, e principalmente, que a ovulação está ocorrendo, e assim intensificar os treinos.

Sintomas do período fértil

Quais são os sintomas do período fértil?


Antes, durante e depois de ovular a mulher pode perceber algumas diferenças em seu organismo e, com a ajuda dessas pistas biológicas, saber qual é o momento mais propício para engravidar. No entanto, vale salientar que nem todas as mulheres apresentam os mesmos sintomas do período fértil, não significando que o mesmo não está ocorrendo.

Os principais sintomas que indicam que o período fértil está ocorrendo são:

Secreção vaginal transparente: Também chamado de muco cervical, ou muco clara de ovo, devido a sua consistência transparente e elástica, semelhante à clara de ovo crua. É o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal.

A secreção vaginal tende a ficar progressivamente mais molhada até à ovulação e depois disso fica mais seca. Se a mulher estiver ovulando, o muco tem a propriedade de formar um fio quando distendido entre as polpas digitais de dois dedos, como o polegar e o indicador, por exemplo. No pico do período fértil, esse fio pode se esticar até os 10 cm de comprimento.

Ligeiro aumento da temperatura: Durante o período fértil, a temperatura do corpo da mulher também sofre uma leve alteração. Se for medida da maneira correta, essa elevação de temperatura pode ser percebida e tida como mais um indício de ovulação. Quando a temperatura tiver uma leve queda e, no dia seguinte, se elevar é um sinal do momento da ovulação. Depois do quarto dia de medições mais altas, o período fértil termina.

A temperatura se eleva porque, quando os folículos liberam os óvulos, junto deles vem um hormônio chamado progesterona. Esse hormônio é o responsável por essa pequena alteração.

Aumento da libido: O aumento do desejo sexual também está relacionado com a liberação de progesterona. Começa geralmente alguns dias antes da ovulação sendo essa a melhor altura para ter relações sexuais. Por isso, é natural que a mulher tenha mais vontade de ter relações sexuais nesse período.

E não é apenas a libido que aumenta, mas a produção de ferormônios, substâncias que são exaladas pelo corpo com a finalidade de atrair e excitar o sexo oposto.

Dor pélvica: É uma dorzinha que provoca leves pontadas no baixo ventre, embora nem toda mulher perceba isso. Não chega a ser uma dor forte, mais um incômodo. Isso acontece porque o óvulo rompe uma estrutura que o envolve dentro do ovário, e é este rompimento que pode causar esse pequeno mal estar. Por isso, ao sentir essa pontada na região pélvica, há grandes chances de estar ovulando.

Outros sintomas comuns no período fértil


Além dos sintomas apresentados acima, algumas mulheres também podem apresentar durante o período fértil:

  •          Sensação de peso nas mamas;
  •          Seios inchados ou doloridos;
  •          Irritabilidade e sensibilidade, como na TPM


Se você está tentando engravidar, é sempre bom estar atenta a todos os sinais que o corpo dá, e assim aumentar as chances de ter seu positivo.

Um abraço,




Deixe um comentário