Essa semana é determinante para o embrião, pois é nessa fase que o tubo neural (que formará o cérebro e a medula espinhal) se fecha, e portanto é muito importante que a mamãe já esteja tomando o ácido fólico.

Nesta semana os bracinhos, pernas, boca, nariz, língua e olhos estão tomando forma, assim como os principais órgãos internos. O coraçãozinho já bate (o do meu bateu a 108 bpm) e o embrião agora possui sua própria corrente sanguínea. 



O embrião ainda não se parece muito com um ser humano, os membros ainda são uns botõezinhos nas laterais do corpo. A bolsa do lado dele é a vesícula vitelínica, que tem a função de nutrir o embrião e produzir hemácias no inicio da gravidez. Ao longo das semanas, a vesícula vitelínica vai diminuindo até desaparecer.


Embrião com 6 semanas.
Embrião com 6 semanas.
Ele já mede aproximadamente 4 mm e deve chegar a 6 mm até o final dessa semana. Ele é mais ou menos do tamanho de uma lentilha! Nessa fase a maioria das mulheres ainda não percebem sua barriga crescendo, a não ser que seja sua segunda ou terceira gravidez ou se for uma gravidez de gêmeos. Eu particularmente senti que algumas roupas estão mais apertadas, e sinto minha barriga um pouco inchada e ás vezes umas fisgadas aqui ou ali, mas quem olha jamais vai dizer que estou grávida hehehe.


O que mais cresce com 6 semanas são os seios. Eles estão se preparando para a fabricação de leite e podem dor muito, latejar, ficar sensíveis... Eu às vezes sinto uns choquinhos em volta da aureola...
Mesmo sendo normal sentir cólicas ou fisgadas na região do útero, devido ao mesmo estar crescendo, se as cólicas forem muito fortes ou persistentes você deve ir ao médico. Também não é normal ocorrer sangramentos, mesmo que em pouca quantidade, nem mesmo corrimentos escuros. Se isso acontecer seu bebê pode estar em perigo!

Deixe um comentário